Sopa de Lavrador

Domingo à noite em minha casa, é sinónimo de Sopa e um pequeno presigo a acompanhar. 

Nunca é uma sopa qualquer, varia consoante o que vai no frigorífico, mas há ingredientes que não podem faltar. Feijão demolhado em casa para dar goma, uma chouriça ou um pedaço de carne ou simplesmente osso do suão para acrescentar essência ao caldo. 

Por vezes vario e acrescento arroz ou massa ou batatinhas aos cubos para engrossar. Na falta disso, gosto de colocar pão no final. Parece estranho, mas eu adoro! 

Enquanto vos escrevo recordo-me da forma curiosa que o meu pai comia a sopa. Gostava de bastante verdura pelo meio e comia-a sempre de garfo, primeiro a couve e para terminar bebia a água (com barulhinho de sucção incluído 😃). Houve tempos que colocava uma pinga de vinho verde tinto e que aquilo lhe sabia pela vida. Nunca compreendi esse prazer estranho que já vinha dos pais e avós. O que é certo, é que uma boa sopa, enrijece, “dá colo” e afaga qualquer alma perdida. Concordam comigo? 


Ingredientes p/ esta sopa:

• 2 batatas médias 

• 1 cenoura

• 1 cebola pequena 

• 1 alho

• 1/2 couve coração 

• Folhas de couve galega ou penca

• 2 punhados de feijão amanteigado demolhado em casa + com alguma água da cozedura 

• 1/2 chouriça de carne ou um pedaço de carne de vaca ou osso do suão, ou osso de presunto para dar gosto 

• Sal e água quanto baste

Comentários