Folar de Enchidos

Sou do tempo de se celebrar a 𝗣𝗮𝘀𝗰𝗼𝗲𝗹𝗮 na nossa Aldeia. Sendo a maior freguesia do concelho, embora não a mais populosa, todos abriam a porta ao Compasso e por isso eram necessários 2 fins de semana para o Sr. Padre Sá conseguir visitar todas as casas. 


A parte de cima de Fragoso celebrava sempre no primeiro Domingo e Segunda de Páscoa. O nosso lugar da Ponte ficava para o Domingo seguinte, apelidado de Pascoela. Das festas mais bonitas e marcantes da minha infância (e escrevo este texto com o meu coração na ponta dos dedos, carregados de emoção). 


O nosso lugar ainda hoje preserva uma Ponte Romana sobre o rio Neiva pertencente ao século XVI, de passagens nobres de outrora, como Rainha Santa Isabel no seu caminho para  Santiago de Compostela.  

Pela Pascoela, era adornada com arcos criados com giestas e arjões do monte e flores gentilmente cedidas por toda a vizinhança. Montava-se um bonito tapete colorido que percorria a ponte de ponta a ponta, feito pelos mais jovens do lugar. Havia um sentido de comunidade e o pessoal gostava mesmo era do convívio que esta preparação originava.


Acordávamos neste Domingo com os foguetes e os sinos da igreja a tocar efusivamente e a música provinda dos altifalantes da casa do tio Justino a tocar bem alto, para anunciar um dia de festa tão importante no nosso lugar.


Na cozinha começavam cedo os preparativos para uma mesa bem recheada, não só para nós, mas para todos os que nos visitavam nesse dia. 


- Que folia, que alegria por ser Páscoa! 


Vestíamos a nossa melhor fatiota e vinha então o nosso querido Padre Sá dar início à celebração. Atravessava a Ponte Romana com pompa, digno de um Rei, recebido com carinho e punhados de flores pelas crianças dali (eu incluída).

Por fim, o Sr. Abade e após uma oferenda conjunta dos locais que amavam este Padre como nunca vi em mais lugar algum, fazia um bonito discurso num pequeno palco criado pelos populares, em que falava do sentido da Páscoa e de agradecimento por ser sempre tão bem recebido naquele lugar. O meu lugar, que me viu crescer e onde o meu coração ainda está. 💛 


Vinha gente de todas as terras vizinhas para assistir a este discurso e acompanhar o início de um dia tão especial, de convívio, com a visita à casa de familiares e amigos dali. 

Acabava já bem tarde, depois de muitos abraços e conversas em dia de encontros que só aconteciam por esta altura do ano. 


Com o tempo foram-se abrindo menos portas e a Pascoela terminou! Embora o meu dia a dia já não seja em Fragoso, é lá que pertenço, é lá que está o meu pai, e é para lá que hei-de voltar. 

Embora os tempos já estejam mudados, sou uma saudosista deste sentido de comunidade, convívio, alegria e união de um pequeno lugar, que se tornava enorme nestes dias. 


𝗙𝗢𝗟𝗔𝗥 𝗗𝗘 𝗘𝗡𝗖𝗛𝗜𝗗𝗢𝗦

• 600 grs. de Farinha (T65)

• 25 grs. de fermento fresco

• 6 Ovos grandes (de preferência caseiros)

• 60 grs. Leite

• 100 grs. de Presunto + a sua gordura 

• 200 grs. de Bacon extra 

• 150 grs. de Salpicão

•  2 Colheres de Banha de porco

•  80 grs. de Azeite

• 1 Colher de chá de sal fino 

• 1 Ovo e um pouco de leite (para pincelar no final)

+  Um pouco de água para dissolver o fermento

• Papel vegetal


𝗣𝗿𝗲𝗽𝗮𝗿𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼:

1️⃣ Começar por bater os ovos inteiros num recipiente. Juntar o leite à temperatura ambiente, o azeite e a banha. Mexer e reservar. 

2️⃣ Noutro recipiente colocar a farinha misturada com o sal. Abrir uma concavidade no meio e juntar o preparado anterior. 

3️⃣ À parte dissolver o fermento num pouco de água tépida e juntar à massa. Envolver tudo muito bem com as mãos. Tapar e deixar levedar durante 1 hora.

4️⃣ Entretanto cortar os enchidos em cubos e reservar. 

5️⃣ Colocar papel vegetal numa forma redonda com 16 cm e untar o papel com azeite. Depois da massa estar levedada, colocar um pouco no fundo da forma rechear com os enchidos e voltar a colocar massa, adicionar mais enchidos e finalizar com massa novamente. Pincelar com a mistura de ovo e leite e levar ao forno pré aquecido a 200 graus, durante cerca de 40 minutos. 

6️⃣ Retirar da forma, retirar o papel vegetal e cortar apenas quando tiver arrefecido um pouco. 


Bom apetite e uma Páscoa Feliz! 🐇🌼


Comentários