Os 𝗠𝗲𝘅𝗶𝗱𝗼𝘀 𝗼𝘂 𝗙𝗼𝗿𝗺𝗶𝗴𝗼𝘀 são um doce típico do 𝗡𝗮𝘁𝗮𝗹 𝗠𝗶𝗻𝗵𝗼𝘁𝗼, 🌟 em que antigamente a sua composição dependia das possibilidades de cada família. A base era o pão velho e mel das suas abelhas, tornando assim o Natal mais doce, mesmo com pouco. Nas famílias mais abastadas já eram acrescentados os frutos secos e a receita foi sofrendo alterações ao longo dos anos, com acréscimo de especiarias, vinho do porto e também personalizada ao gosto de cada um.
A receita que vos vou dar é da minha querida vizinha Ana. 💛 Pedi para me dar umas dicas, depois do sucesso de uma travessa que nos tinha oferecido no Natal anterior. É uma receita muito simples, o segredo está em apurar bem a calda e só depois juntar o pão. Para quem é apreciador de mexidos, garanto-vos 🤞🏻 que é a melhor receita que vão provar. Ficam ricos, intensos e durinhos como se quer.
Ingredientes:
✔️ 1 Cacete 🥖 de pão velho próprio para mexidos ou rabanadas
✔️ 1 lt de água
✔️ 250 grs. de açúcar amarelo
✔️ 5 Colheres (de sopa) de mel 🍯
✔️ 250 grs. de vinho do porto 🍷
✔️ 2 Paus de canela
✔️ 2 Cascas de limão 🍋
✔️ Canela em pó (para decorar)
✔️ 50 grs. de pinhões
✔️ 50 grs. de nozes partidas
✔️ 50 grs. de uvas passas (pequeninas)
Preparação:
✔️ Colocar a panela ao lume com a água, açúcar, mel, paus de canela, o vinho do porto e as cascas de limão. Deixar ferver durante 15 a 20 minutos.
✔️ À parte esfarelar o pão velho, aproveito apenas o miolo e partes mais moles da carcaça. Juntar à água, baixar a temperatura e mexer durante cerca de 1 hora. Ter atenção para não deixar pegar ao fundo da panela.
✔️ Juntar os frutos secos, mexer e cozinhar por mais 5 a 10 minutos.
✔️ Retirar do lume e estender os mexidos numa travessa. Deixar arrefecer e decorar com canela.
Comentários
Enviar um comentário