Depois de mais uma visita ao Ermelo (Arcos de Valdevez), aconselho-vos vivamente o passeio até este pequeno lugar, com vistas imperdíveis pelo caminho até lá chegar.
Não deixem de comprar as doces e afamadas laranjas do Ermelo 🍊aos locais desta freguesia. São um pequeno, grande tesouro Minhoto e exclusivas daquela encosta virada a Sul e banhada pelo rio Lima (Barragem de Touvedo).
A sua localização e exposição privilegiada, contribuem para a sua qualidade específica, podendo dizer-se que se trata de uma condição micro-climática favorável à produção de citrinos e concedendo toda a doçura a estas laranjas.
O desenvolvimento da sua cultura advém já de tempos de outrora, da sabedoria dos monges de Cister, ordem que geriu o Mosteiro de Ermelo a partir do século XIII.
E com esta introdução vos deixo, a receita de um clássico da doçaria portuguesa, uma torta simples com o uso destas nobres laranjas, mas numa versão aceitavelmente doce.
𝗜𝗻𝗴𝗿𝗲𝗱𝗶𝗲𝗻𝘁𝗲𝘀:
• 250g de açúcar + p/ polvilhar
• Sumo de 2 laranjas do Ermelo
• Raspa de 1 laranja
• 6 ovos (usei caseiros)
• 2 colheres de chá de farinha maizena
𝗣𝗿𝗲𝗽𝗮𝗿𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼:
1️⃣ Colocar os ovos e o açúcar num recipiente e mexer vigorosamente até ficar um creme esbranquiçado.
2️⃣ Adicionar o sumo das 2 laranjas e a raspa e mexer novamente.
3️⃣ Acrescentar a farinha e envolver no preparado.
4️⃣ Deitar num tabuleiro forrado com papel vegetal e levar ao forno pré aquecido a 180 graus, durante cerca de 20 minutos ou até ficar douradinha.
5️⃣ Desenformar com cuidado para cima de um pano polvilhado com açúcar e enrolar com a ajuda do pano (Deixar arrefecer enrolada no pano).
6️⃣ Servir decorada a gosto. 🌿
Comentários
Enviar um comentário