Frango caseiro estufado com Ervilhas e batata nova

Sei que sou uma privilegiada por poder comer frango caseiro sempre que me apetece. Nas cidades e onde vivo atualmente é quase impossível a criação de animais. Mas embora longe da família, tenho a sorte de poder criar pintos no terreno da minha mãe. São criados com carinho por ela, com direito a grandes conversas e a raspanetes por passarem para o terreno da vizinha. 

Não ficam mais baratos que os de compra e com certeza é mais prático comprar frangos já prontos a cozinhar. Mas é incomparável a rigidez, textura e sabor da carne de um animal criado em casa, alimentado a mílharos, couve e com grandes passeios diários. 

Quando os cozinho, não há segredos. O frango é o "ingrediente estrela", faz o trabalho todo sozinho para um bom prato de conforto e que me leva de volta a casa da minha mãe, mesmo sem lá estar. 


Este é um dos seus pratos simples, que sem me ensinar ficou no meu subconsciente e hoje também o preparo com facilidade para os meus. Falo de um simples frango estufado com ervilhas e batata nova. Sem luxos, mas um verdadeiro manjar para mim. Reaviva as minhas memórias afetivas e com esta partilha, espero despertar as vossas também. É esse o mote que faz viver esta página e o principal motivo pelo qual me dedico a ela. Agora vamos à receita (abreviada). 


Como preparo?

Faço um refogado bem puxado com  loureiro de casa e azeite. Deixo alourar bem 1/2 frango por todos os lados, com alho a estalar. Refresco com vinho branco e um pouco de tinto. Depois coloco tomate e cenoura em pedaços e deixo estufar lentamente. Entretanto acrescento as batatas com a tona (casca) cortadas ao meio. Mantendo a fina casca na cozedura, a batata fica ainda mais saborosa. Já experimentaram?

Depois vou acrescentando água se necessário e deixo cozinhar até o frango e a batata ficar cozinhado. 

Junto as ervilhas quase no final e sirvo com salsa fresca e pão. 


Comentários