Spaguetti Carbonara

Quem gosta de 𝑺𝒑𝒂𝒈𝒉𝒆𝒕𝒕𝒊 𝑪𝒂𝒓𝒃𝒐𝒏𝒂𝒓𝒂 que ponha o dedo no ar!☝🏻 


O meu palato tem preferência por pratos mais tradicionais, mas ultimamente tenho-o “reeducado” com outros pratos que não estou habituada a comer. Não gosto de natas, nem de nenhum prato que as leve. Não sei porquê, talvez porque fui habituada a comer pratos simples, com os ingredientes básicos da cozinha portuguesa. 


Quando a @salsicharialimiana me deu Bacon em cubos para experimentar nas minhas receitas 💛, decidi fazer Carbonara, mas adaptada ao meu gosto. 

No meio de tantas receitas e porque gosto de ir sempre à origem das coisas, descobri que a Carbonara original não leva natas, mas sim manteiga, ovos e parmesão. Aproveitamos também a água de cozedura que contém o amido libertado pela massa e tudo junto vamos ter uma Carbonara igualmente cremosa, sem levar natas! Para além disso, faz-se num instantinho. Ora vejam…


𝗜𝗻𝗴𝗿𝗲𝗱𝗶𝗲𝗻𝘁𝗲𝘀:

• 200 grs. Bacon em cubos

• 4 Ovos (3 gemas + 1 ovo inteiro) 🥚 

• 300 grs. Esparguete

• Queijo parmesão 🧀 

• Azeite q.b

• 3 Colheres de sopa de Manteiga

• Pimenta preta q.b

• Sal q.b

• Manjericão 🌱 (usei das @aromaticas_vivas) 


1️⃣ Comece por cozer o esparguete, com uma pitada de sal até que fique "al dente" (aprox. 8 min.). Reserve a massa e a água de cozer.

2️⃣ Num recipiente, colocar as 3 gemas e o ovo inteiro, 2 colheres de parmesão ralado no momento, uns grãos de sal e pimenta preta. Bater tudo com um garfo e reservar.

3️⃣ Numa frigideira colocar um fio de azeite, uma colher de sopa de manteiga e 2 dentes de alho ligeiramente esmagados. Depois da manteiga estar derretida, acrescente o bacon aos cubos e deixe fritar, sem tostar. Retire o alho da frigideira.

4️⃣ Adicione o esparguete à frigideira e retire do lume. Neste momento, adicione as gemas batidas com o parmesão (sempre fora do lume), 2 conchas da água de cozedura da massa e envolver. Adicione mais 2 colheres de manteiga e envolver tudo.

5️⃣ Colocar a massa numa travessa de servir ou uma dose em cada prato e polvilhe com mais queijo parmesão ralado, pimenta preta moída no momento e finalize com algumas folhas de manjericão.



Comentários