Roupa Velha

Na noite de 𝗥𝗲𝗶𝘀 👑, repetimos sempre a consoada tradicional (em nossa casa). Bacalhau, batatas, couvões da mãe Mena e molho quente a acompanhar. 


Mas o melhor para mim, vem no dia a seguir. 

A preparação da Roupa Velha, com todas as sobras desfiadas com as mãos, por fim envolvidas no molho quente (que a minha mãe tão bem me ensinou) e para finalizar, como uma boa Minhota, uma pitada de cominhos. 🌟 


Mais uma vez e para surpresa minha, porque crescemos a comer a roupa velha assim, há quem não coloque os cominhos, mesmo sendo do distrito de Viana ou Braga.

Pois caros amigos, tal como na nossa cabidela ou pica no chão são essenciais os cominhos para elevar o prato a outro nível, na roupa velha acontece o mesmo. 


Depois da ida à Praça da Alegria, houve uma onda de reações ao uso dos cominhos, mas que depois de seguirem a minha sugestão, agradeceram-me muito pela dica (que eu achava que toda a gente conhecia). Agora, convido-vos a fazer o mesmo! 


1️⃣ Esfarripar tudo com as mãos. 

2️⃣ Envolver com o molho quente previamente preparado (bastante azeite de qualidade, vinagre, sal, louro, alho, cebola picada, uma pitada de pimentão e um pouco da água de cozer o bacalhau). 

3️⃣ Levar ao lume, acrescentar vinagre, pimenta branca, deixar tostar um pouquinho no fundo e no final juntar cominhos. Envolver e servir de imediato!


Esta, claro, que não é a apresentação habitual, é apenas uma forma de embelezar este prato que nasceu de aproveitamentos, mas é tãooo rico! 💛

Comentários