Doce de Abóbora, Nozes e Vinho do Porto



Sou só eu que acho o 𝓞𝓾𝓽𝓸𝓷𝓸 tão bonito? 🍂 Sou rapariga de Verão, não fosse a estação em que nasci. Acho a Primavera revigorante, por toda a variação de cores e o renascer que trás com ela. Mas o Outono, caramba o Outono e estas cores quentes, que nos confortam a alma! O sol tímido, que nos aquece e compensa da sombra gelada. E tudo à nossa volta se veste de amarelo, laranja e castanho. 🍁 Com ele vêm também as grandes e melhores colheitas. O milho 🌽, as vinhas 🍇, castanhas 🌰, azeitona, maçãs 🍎 , romãs, marmelos, abóbora, entre outros.

E é neste último que me foco no post de hoje. Com “abóbora menina” da mãe Mena, fiz doce/compota apurada com vinho do porto, laranja 🍊, canela e nozes. E é basicamente isto. A receita é simples como a maioria das compotas.

👉🏻 Anotem e façam para vocês, família e amigos usufruírem com queijo, requeijão, pão ou broa, cevada e uma lareira acesa. 🔥

Ingredientes:
✔️ 1 kg de Abóbora
✔️ 500 grs. Açúcar amarelo
✔️ 2 Paus de canela
✔️ Sumo e casca de 1 laranja
✔️ 1 Cálice de vinho do porto🍷
✔️ Nozes q.b

Preparação:
✔️ Enfiar tudo dentro (exceto as nozes) da panela e deixar acontecer. Assim que a abóbora estiver cozida, retirar os paus de canela, as cascas da laranja e passar com a varinha.
✔️ Levar novamente ao lume, voltar a juntar os paus de canela e as cascas de laranja e deixar apurar com a panela aberta, sem tampa, durante 30 minutos. Se ao fim de esse tempo, continuar muito líquido, deixar estar mais 15 minutos ou até atingir o ponto desejado.
✔️ Entretanto esterilizar os frascos em água a ferver.
✔️ Com os frascos ainda quentes encher com o doce (se preferirem, antes de enfrascar podem remover os paus de canela e as cascas da laranja), juntar as nozes partidas, fechar bem o frasco e virar para baixo para criar vácuo.

Comentários