Granola Caseira


Bom dia! 🌧 E que tal Iogurte com 𝔾𝕣𝕒𝕟𝕠𝕝𝕒 𝕔𝕒𝕤𝕖𝕚𝕣𝕒 para o pequeno almoço? ☕️


Pensavam que aqui a rapariga só se mantinha a refeições que dão para hibernar 3 anos? Pois enganam-se! De vez em quando corto relações com o meu amado toucinho e tento fazer uma alimentação mais regrada e saudável, e como dizem as magras das nutricionistas: “𝒑𝒂𝒓𝒂 𝒅𝒆𝒔𝒊𝒏𝒕𝒐𝒙𝒊𝒄𝒂𝒓 𝒐 𝒐𝒓𝒈𝒂𝒏𝒊𝒔𝒎𝒐”.

A granola é perfeita para acompanhar iogurtes, fruta ou leite. Cria saciedade e é bastante nutritiva. Fica sem dúvida mais acessível e saudável do que as de compra, e não temos que perder tempo a ler rótulos com “funanis” que nem sequer conhecemos. A que vos trago hoje leva apenas um fio de mel para adoçar e fica bem tostadinha como eu gosto.

👉🏻 Então perguntam vocês em uníssono: “𝑴𝒂𝒔 𝒂𝒇𝒊𝒏𝒂𝒍, 𝒄𝒐𝒎𝒐 𝒇𝒂𝒛𝒆𝒔 𝒂 𝒕𝒖𝒂 𝑮𝒓𝒂𝒏𝒐𝒍𝒂 𝒆𝒎 𝒄𝒂𝒔𝒂 𝑮𝒓𝒂𝒄𝒆?”. 😃

Ora, a granola é composta por ✔️cereais, ✔️sementes e ✔️frutos secos {que podem colocar ao vosso gosto}. Nesta usei o que tinha em casa.

✅ Flocos de aveia integrais
✅ Sementes de abóbora
✅ Amêndoas sem pele
✅ Nozes partidas
✅ Um fio de mel
✅ Óleo de coco 🥥
✅ Canela em pó

Mas há um mundo 🌍 de ingredientes que podem adicionar, desde trigo sarraceno, lascas de coco, bagas goji, sementes sésamo, girassol, tâmaras, quinoa, flocos de milho, alperces secos, avelãs, cajus, pistácios, pepitas chocolate, linhaça...

👉🏻 Coloco tudo numa frigideira e vou mexendo até tostar de todos os lados. Mas também podem fazer no forno. Basta colocar num tabuleiro na parte mais baixa e deixar tostar durante 10 minutos a 180 graus. Retiram do forno, mexem e voltam a tostar por mais 10 minutos. Depois devem deixar arrefecer na totalidade e guardar num recipiente bem fechado. Dura imenso tempo, a não ser que os mais pequenos apanhem o frasco e comam a granola “às colheres”, como acontece por aqui.


Comentários