Arroz de Lavrador PRAÇA DA ALEGRIA, RTP1


Para quem não conseguiu ver em direto a minha participação na rubrica de culinária da @pracadaalegriartp, aqui vai o link do vídeo: https://bit.ly/3uNKScp.

E agora a receita do famoso 𝑨𝒓𝒓𝒐𝒛 𝒅𝒆 𝑳𝒂𝒗𝒓𝒂𝒅𝒐𝒓. Nunca pensei que uma receita tão simples, fosse ter tanto impacto em televisão. Foi uma aparição com muitas calinadas e nervosismo, mas valeu pela experiência. Como digo muitas vezes, a simplicidade ganha sempre. 💛


Ingredientes {4 pessoas}
✔️ 600 grs. Vitela para estufar (do acém), cortada em pedaços não muito grandes
✔️ ½ chouriça de carne ou de vinho
½ toucinho da barriga ou bacon da Salsicharia Limiana
✔️ 3 tomates maduros e pelados
✔️ 2 chávenas de feijão vermelho ou rajado, cozido e demolhado em casa 
✔️ 1 cenoura cortada em cubos 🥕
✔️ 1 penca ou ½ couve coração 🥬
✔️ 1 copo de vinho branco e 1 copo de vinho tinto
✔️ 1 copo de arroz 
✔️ Azeite q.b
✔️ 1 cebola média picada 🧅
✔️ 2 dentes de alho laminados 🧄
✔️ 1 folha de louro
✔️ Sal q.b
✔️ Picante caseiro (opcional) 🌶

Preparação:
✔️ Começar por demolhar o feijão em água fria durante 1 dia. Depois cozê-lo em água (sem sal) durante -25 minutos. Reservar o feijão já cozido, juntamente com a água da cozedura.
✔️ Numa panela, fazer o estrugido com um fio de azeite, a folha de louro e a cebola picada. Quando a cebola começar a ficar translúcida, acrescentar um pouco de água quente.
✔️ Adicionar a vitela, o toucinho em pedaços e a chouriça em rodelas e deixar refogar.
✔️ Acrescentar o tomate pelado, o alho, a cenoura em cubos, vinho, sal a gosto e mexer. 
✔️ Tapar a panela e deixar cozinhar durante cerca de 50 minutos ou até a carne ficar macia. Poderá cozinhar em panela de pressão, durante 20 minutos (contar depois de levantar fervura).
✔️ Depois da carne cozinhada, acrescentar o arroz e mexer. Adicionar 2 copos de água quente, mais 2 copos da água da cozedura do feijão e mexer. 
✔️ Acrescentar a couve partida grosseiramente com as mãos e o feijão demolhado. Mexer, tapar a panela e deixar cozinhar durante cerca de 15 a 20 minutos.
✔️ Acertar o sal se necessário. Nesta fase, pode acrescentar um pouco de picante caseiro a gosto. Está pronto, quando o arroz estiver cozido.

Servir de imediato e desfrutar deste prato tradicionalmente português e à moda do Alto Minho. 🇵🇹 


Comentários